DRA. RAQUEL QUILES
Um ambiente saudável para o crescimento e desenvolvimento de uma criança deve ser buscado não só no espaço físico, com higiene e locais adequados para a criança, mas também e principalmente no âmbito emocional, com harmonia e diálogo entre os pais.
A mente e o corpo necessitam sempre de cuidados especiais…
- O principal fator de proteção da saúde de uma criança é o AMOR que recebe de seus familiares, principalmente o da mãe !!!
Uma agenda cheia de atividades e um ritmo acelerado como o dos adultos, não combina com as crianças. Elas precisam de tempo para brincar e precisam estar algum período do dia com os pais, mesmo que esse período seja curto!
É muito importante os pais reservarem um tempo do dia para relaxar, passando esse modelo aos filhos e, principalmente, para estar com os filhos (algo muito necessário!), para poder conversar com eles…, brincar…, se interessar pelas suas descobertas, fazer parte ativamente do dia da criança!Aqui o que importa é qualidade e não quantidade! Claro que quanto mais tempo os pais têm para o(s) seu(s) filho(s) melhor, mas se forem só alguns minutos, mas forem intensos, com verdadeiro interesse pela criança, esta perceberá o cuidado e saberá entender a rotina dos pais, que deve ser sempre explicada às crianças…
Muitas vezes sintomas como dores, intestino preso, ansiedade, hiperatividade, doenças respiratórias, falta de atenção…, podem ser sinais para voltar uma atenção especial ao que está acontecendo na rotina das crianças.
Aliás…
Rotina é uma palavra muito importante na vida das crianças !
Criança exige rotina !
- Rotina alimentar
- Rotina de sono, de atividades (físicas, lúdicas, de aprendizagem…), de banho, …
Não se pode deixar as crianças resolverem sozinhas seu horário de alimentação, de brincadeira, de banho, de dormir, porque elas… são crianças !!!
Elas sempre vão reclamar liberdade para comerem o que quiserem, para fazerem o que quiserem, dormir na hora em que quiserem, mas elas não tem discernimento para uma atitude acertada nesses assuntos, elas precisam aprender com os adultos, para se tornarem cidadãos, aprenderem a respeitar leis e terem uma boa saúde. E elas vão aprendendo fazendo as atividades do dia-a-dia, ensinadas pelos pais, pela família, pelos cuidadores, em casa e, mais tarde, pelos educadores nas escolas.
Seja ativo nos ensinamentos de seu filho!
Mesmo que ele fique aos cuidados de outra pessoa, converse com essa pessoa para que ela ensine seu filho como você quer ensiná-lo!
Ensinar um criança é um ato de amor!
Dizer “não” faz parte dos ensinamentos …
Contar histórias para as crianças é uma maneira de ensiná-las de maneira lúdica e cria um ambiente gostoso, amistoso, na família, sendo um tempo de convívio, em geral, muito rico.
Também são interessantes momentos de ouvir (ou tocar) música …
Como diz o ditado…
”Mente sã, Corpo são”